A importância das parcerias culturais

Por Thais Matarazzo
Jornalista, escritora e pesquisadora cultural

Pela terceira vez, em menos de dois anos, estou a voltar às terras portuguesas por motivos literários. O que representa para minha pessoa e meu trabalho motivos de grandes alegrias e realizações. E tudo aconteceu graças aos apoios culturais e o incentivo do público.

Em outubro de 2013, fui convidada – por intermédio da jornalista Eulália Moreno-, a  participar do “Congresso da Mulher Migrante”, organizado pela Dra. Manuela Aguiar e Dra. Rita Gomes, onde apresentei o meu livro “Fado no Brasil: Artistas & Memórias”. Meses depois, em agosto de 2014, estive no Porto para o lançamento da obra “A Rapaziada do Brás: seus Artistas, Memórias e Canções” (coleção Pró-TV – In House Editora), com arranjo da Código Simbólico Associação Sociocultural. Agora, em fevereiro de 2015, regresso a Lisboa para participar do “II Ciclo de Conferências Luso-Brasileiro sobre Teatro de Revista”, coordenado e moderado pelo professor Jorge Trigo.

Depois de ter aceito o convite para o ciclo de conferências, coloquei mãos às obras para conceber uma nova obra e em três meses nasceu “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal”. Para tanto, o editor Márcio Martelli, da In House, criou a Coleção Luso-Brasileira. Prontamente manifestaram seus apoios culturais a Ordem dos Músicos do Brasil – São Paulo e o projeto “Cultura no Choro”, de Cris Caner.

O “II Ciclo de Conferências Luso-Brasileiro sobre Teatro de Revista” acontecerá nos dias 7 e 21 de fevereiro de 2015, na Biblioteca de S. Lázaro, em Lisboa, a mais antiga biblioteca municipal da capital lusa. Do evento irão participar personalidades importantes. A minha intervenção será calcada no meu novo livro, a palestra se intitulará “A música ligeira brasileira e portuguesa no teatro musicado”.

Em seguida, acedendo ao novo convite da  Código Simbólico Associação Sociocultural – cuja Presidente é uma querida amiga, a socióloga Rosilda Portas -, deslocarei-me para o Porto a fim de lançar do “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal”.

Um autor sabe das dificuldades que é escrever um livro. Não é tarefa fácil, ainda mais quando se é idealista – grupo no qual me incluo. É muito trabalhoso todo o processo de produção: a pesquisa, a  redação do texto, a parte editorial, divulgação e venda da obra etc. Todas as etapas exigem muita paciência, persistência, garra, carinho e gosto pelo que se faz.

Como escritora profissional considero-me uma pessoa privilegiada. O público e os amigos brasileiros e portugueses recebem sempre muito bem todos os meus livros (já são nove!). Todo êxito colhido e as viagens que tenho feito pelo Brasil e Portugal acontecem graças aos apoios culturais. Ninguém faz nada sozinho.

Deixe um comentário